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    A criação do Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Marmeleiros - Ensino Fundamental e Médio ocorreu como projeto das escolas consolidadas implantada pelo Governo do Estado do Paraná. A localidade de Faxinal dos Marmeleiros foi escolhida para centralizar o complexo escolar. Para isso, foram desativadas várias escolas das seguinmtes localidades: Marmeleiro de Cima, Marmeleiro dos Carvalhos, Marmeleiro dos Rosas, Faxinal dos Marmeleiros e Conceição de Baixo, sendo todas unificadas a este complexo.
   Sentiu-se a necessiade de englobar várias escolas que funcionavam pelas localidades circunvizinhas com classes multisseriadas, onde o professor (a) ministrava aulas, preparava merenda, cuidava da limpeza da escola, do pátio e da horta escolar, acumulando vários encargos, vindo muitas vezes atrapalhar o desempenho pedagógico.
    A Escola Faxinal dos Marmeleiros, foi inaugurada no dia 07 de dezembro de 1990 e no ano de 1991, contou com 119 alunos e a Escola Municipal Professor Leonardo Krul - Ensino de 1ª a 4ª  série, contou com 142 alunos. No ano de 2002, com a implantação do Ensino Médio, a escola teve seu nome alterado, passando a denominar-se Colégio Estadual de Faxinal dos Marmeleiros - Ensino Fundamental e Médio.
    A comunidade de Faxinal dos Marmeleiros, preserva o Sistema Faxinal (Forma Particular de Organização Camponesa do Centro Sul do Paraná), ou seja, possui uma área de terra de uso comum onde se preserva a floresta nativa e onde as pessoas criam os seus animais.
    O Sistema de Faxinal é única experiência  de criar comunitariamente os animais (GOUBERT, Filho, 1987), fato inédito na história deste país. Este Sistema vem atravessando um período de desagregação e, na maioria dos municípios, já foi extinto. Mas, em alguns municípios, como é o caso de Rebouças, os moradores locais preservam este sistema e lutam pela sua conservação.
    O colégio se destaca na região, devido a seus projetos na área de ecologia. Por se tratar de uma comunidade rural, procura proporcionar uma educação de campo, pretendendo oferecer maior acesso à educação de jovens e, com esse olhar diferenciado, procura cumprir o papel de respeitar a cultura da comunidade.
   O fato das pessoas da comunidade estarem em contato direto com a natureza, favorece o envolvimento dos alunos, professores, funcionários, pais e comunidade em geral no desenvolvimento de projetos ecológicos. Os professores juntamentente com a Direção, APMF, Grêmio e Conselho Escolar, buscam conscientizar os alunos da importância da preservação do meio ambiente. Esses projetos são desenvolvidos através de teatros, passeios ecológicos, palestras, plantação de árvores, trabalhos na horta do Colégio, coleta de lixo, cursos na área, entre outros.




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